End: Rua José Evangelista dos Reis, n° 200 - Bairro: Vila Nova. Inhangapi - Pa. contato: (091)3809-1149 - CEP: 67770-000 E-mail:eeagostinho.moraes@seduc.pa.gov.br/e.agostinhomoraesdeoliveira@gmail.com / BLOG: http://escolaagostinhomoraesdeoliveira.blogspot.com

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Projeto Roda de Leitura: Ciência, Tecnologia e desenvolvimento local.


Raquel, Eliana e Carla


Supervisor José Carmo


Professores Elton e Eliana


Equipe do IEL- Regina, Cleupas e o convidado Mauro Satos
Felipe Scherrer - Divulgador da FICAT
Liede Monteiro-Aluna de Serviço Social - UNOPAR-FAMAC
Equipe do SENAI - Adailtom Paiva e Ass. Administrativo da unidade Castanhal

Mauro Santos - Estudante do Curso de Direito e colaborador da Oyamota

Yanne e Sidnei ganharam a bolsa da FICAT , agora comemorando com o Supervisor Carmo

Aconteceu na manhã do dia 28/09/2011 na Escola Agostinho Moraes de Oliveira um encontro do Projeto Roda de Leitura para as turmas do 3º ano cujo tema é Ciência, Tecnologia e desenvolvimento local. O objetivo era socializar com os alunos os desafios referentes à inserção no mercado de trabalho, seja através de bolsas de estágios, cursos profissionalizantes ou Ensino Superior.

O evento contou com a presença da graduanda Liede Monteiro que descreveu em linhas gerais o trabalho do Assistente Social, a mesma é moradora de Inhangapi e enfatizou que as possibilidades de prosseguimentos de estudos independem de morar longe, pois existem cursos à distancia, e mesmo com poucos recursos mas com muita persistência é possível fazer uma boa graduação. Liede é agente comunitária de saúde e utiliza sua experiência para aprimorar e estreitar os laços entre teoria e prática no curso de Serviço Social da qual é aluna na UNOPAR/FAMAC – Castanhal. A gentil estudante, não mediu esforços para se fazer presente no evento, pois o Projeto busca garimpar os profissionais locais para que sirva como exemplo de incentivo para os alunos do Ensino Médio da Escola Agostinho Moraes.

Na sequencia, representantes do SENAI através do instrutor Adailtom Paiva falaram sobre os cursos profissionalizantes disponíveis para o ano de 2011 e de como se procede para ingressar nesta instituição. Um dos agentes administrativos da Unidade Castanhal disponibilizou o valor de cada curso, o tempo de duração, os pré-requisitos necessários, e quanto ganha este profissional hoje no mercado de trabalho, bem como deixou o fôlder para que os alunos pudessem divulgar para os pais. Bem dinâmico Adailtom conseguiu fazer com que os alunos, a princípio bem tímidos, lessem os slides com frases atribuídas a Bill Gates, foi um coro inesquecível, já que o projeto falava de leitura, nada mais justo do que exercitá-la quando necessário. O instrutor enfatizou que os cursos são para ambos os sexos, e que o mercado de trabalho para as mulheres se ampliou de maneira significativa, especialmente para serviços mais minuciosos, um exemplo disto são os cursos de soldador, que hoje concentra um bom número de mulheres atuando.

Dando prosseguimento, apresentou-se o palestrante e divulgador Felipe Scherrer da Empresa FICAT e divulgou os projetos “Amigos do Brasil’ e “Eu tenho um sonho”“. O mesmo falou sobre a necessidade de profissionais qualificados para atuarem no mercado de trabalho e ainda descreveu seu exemplo de superação, pois mesmo sendo de origem humilde, aluno de EJA, começou ainda criança a ter responsabilidades e trabalhar para manter sua mãe e irmãos mais novos, um exemplo de persistência e determinação essenciais nos dias atuais. Ao fim ele sorteou duas bolsas integrais dos cursos da FICAT, e os contemplados foram os jovens Pedro Sidnei e Yanne Caroline.

Para finalizar o evento, Regina Nascimento e Cleupas Tavares que compõem a equipe do IEL- Castanhal, explicaram os caminhos para se conseguir um estágio remunerado apenas com o Ensino Médio. Na oportunidade, eles divulgaram o trabalho do Instituto Euvaldo Lodi para uma plateia mais do que atenta. Para provar que um estágio faz toda a diferença, eles convidaram um jovem promissor, estudante do Curso de Direito Mauro Santos que um dia foi estagiário e hoje é colaborador do Grupo Oyamota do Brasil. Extremante ousado, ele soube aproveitar as oportunidades dentro da empresa para progredir de estagiário à funcionário, Mauro relatou sobre os desafios que nos esperam, e de como ele conseguiu chegar onde está, foi um importante incentivo aos jovens que estavam presente. No decorrer do evento Regina Nascimento orientou os alunos a se dedicarem nos estudos, a batalhar por seus objetivos para vencer na vida, e que o IEL está à disposição para ajudar. Cleupas Tavares, com o auxílio do sinal do programa Navegapará pode ensinar passo a passo de como fazer o cadastro on-line, onde o aluno ao cadastrar-se fica na expectativa de ser convocado para entrevista se o perfil do mesmo for solicitado pela empresa. Extramente gentil e informada, Regina Nascimento falou sobre o potencial do mercado paraense em absorver mão de obra qualificada, onde mais uma vez ressaltou a necessidade do estudo e de cursos profissionalizantes oferecidos pelo Senai, ela também fez um apelo para que as empresas de Inhangapi possam dar a oportunidades de estágios e se propôs a divulgar o trabalho do IEL, caso alguma empresa se interesse pela proposta.

Todos os convidados foram fundamentais para o sucesso do evento, com dinâmicas variadas de exposição que juntou música, filmes, slides, relatos de vida, sorteios e muita dedicação, pode-se afirmar que este encontro entrou para a história da Escola, pois aluno bem orientado tem mais chances de ingressar no mercado de trabalho ou progredir nos estudos. A coordenação pedagógica e os demais gestores, professores e alunos avaliaram o evento como excelente, visto que foi uma aula diferenciada e muito proveitosa. É a escola mudando a maneira de ensinar e aprender, buscando parcerias com instituições sérias e solidárias para vencer os desafios de oferecer uma educação gratuita e de qualidade.

Um comentário:

  1. Parabéns a tod@s pela iniciativa,
    nossos jovens realmente precisam estar orientados em presseguir seus estudos após a conclusão do ensino Médio... e principalmente sobre os desafios do mercado de trabalho.

    ResponderExcluir